Informamos que a Etapa Nacional foi remarcada e acontecerá na semana de 24 a 29 de janeiro de 2016.
A Etapa Regional terminou e agora já conhecemos as 15 merendeiras finalistas, que participarão da grande final em Brasília!!
As finalistas chegarão no dia 24 e participarão de um curso de boas práticas nos dias 25 e 26 de janeiro de 2016.
No dia 27 de janeiro, acontecerá a "prova de fogo", quando as merendeiras vão preparar suas receitas e apresentar a atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para um júri composto por 5 membros: um chef de cozinha, uma nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, uma aluna da rede pública e um convidado de instituição parceira do Concurso. Além dos critérios considerados nas etapas anteriores (viabilidade na alimentação escolar, valorização de hábitos locais, criatividade, atividade de EAN), serão avaliados também os aspectos sensoriais, tais como apresentação, aroma, sabor, textura e cor.
E, finalmente, no dia 28, o Brasil conhecerá as 5 vencedoras do 1º Concurso Nacional das "Melhores Receitas da Alimentação Escolar", uma em cada região do país!
Há quem diga que cozinhar é uma corrente do bem. A receita de uma preparação surge simples, passa de geração em geração e, a cada mão, torna-se ainda melhor. E quando as preparações são feitas e consumidas no ambiente escolar elas tornam-se ainda mais importantes, porque compõem a memória afetiva dos estudantes e desempenham um papel determinante no processo formativo.
Visando comemorar os 60 anos do PNAE, valorizar o papel das merendeiras e merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação criaram o CONCURSO "MELHORES RECEITAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR", que selecionará as receitas mais caprichadas de cada região, disseminando preparações saudáveis e saborosas em todo o país.
Veja abaixo a lista das finalistas e outros documentos relativos ao Concurso: